domingo, 16 de maio de 2010

 

Dona Jeruza

Dª Jeruza Rufina Polisel, nome de origem italiana, foi uma das primeiras moradoras do Parque São Domingos. Seu pai era auxiliar de um engenheiro e juntos faziam as medições dos lotes do bairro, na época chamado Investimento Novo Mundo.
Morava na Vila Jaguara até o ano de 1954, quando tinha apenas 11 anos mudou-se para um novo bairro que ainda estava surgindo. Dª Jeruza relata que ainda lembra o mês quando se mudou, foi em Agosto, 15 dias depois da morte de Getúlio Vargas.
Como não havia saneamento básico na época, seus pais construiram o poço da casa onde moravam.
Para se locomover ( trabalhar, estudar...), precisava andar descalça até o local onde passava ônibus, devido a lama que se formava nas ruas de terra. Depois do longo caminho de barro limpava os pés e calçava os sapatos.
Mesmo com tudo isso, dona Jeruza diz sentir muita falta daquela época, até mesmo de precisar ir até um bairro vizinho para fazer compras, já que no São Domingos ainda não havia comércio.

Na foto acima, as duas netas abraçadas à Dona Jeruza e ao seu lado a catequista da Paróquia São Domingos Sávio.

 

50 Anos Da Paróquia São Domingos Sávio

Em visita feita no bairro participamos das comemorações dos 50 anos da paróquia, do qual é muito forte a influência das tradições portuguesas. Na festa, assistimos à apresentação da companhia de dança Rancho Folclórico, Cantares E Dançares do Minho, com cerca de 30 participantes entre banda e tocata, mantendo viva a tradição e o folclore português.
Com muita satisfação eles tocam, dançam e encantam a todos os expectadores.
Alguns de seus membros moram no próprio bairro. Todos os participantes da companhia tem descendência lusitana e é com muito orgulho que fazem questão de entoar a todos a alegria das danças típicas Portuguesas!










This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]